• PortuguêsEnglishEspañol
  • Sambódromo do Anhembi, um projeto de Oscar Niemeyer

    Texto:

    06/12/2012 16:57

    O Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo foi projetado por Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura mundial, que morreu na ultima quarta-feira, 5 de dezembro. O Sambódromo do Anhembi é um dos maiores espaços para eventos ao ar livre da cidade de São Paulo.

     

    Obras do Sambódromo do Anhembi, projeto de Oscar Niemeyer.

     

    Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho nasceu no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Em 1934 formou-se arquiteto pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Seu primeiro grande projeto foi o Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, que realizou a pedido de seu amigo, o então prefeito da cidade Juscelino Kubitschek. Em 2007 o arquiteto completou 100 anos de vida, comemorados em uma grande festa que contou com a presença de 600 amigos e familiares.

    Administrado pela São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos), o Sambódromo foi inaugurado em 1991, com capacidade para 10 mil pessoas. Cinco anos depois, quando o espaço foi entregue à população, a capacidade já havia sido ampliada para 30 mil pessoas.

    Apesar de ser uma espaço principalmente dedicado aos desfiles de Carnaval, o Polo abriga também diversos tipos de evento ao longo do ano, como shows, feiras e desfiles, como o de 7 de Setembro, realizado no Anhembi desde 1998. O Sambódromo já foi palco para grandes artistas, como Elton John, Kiss, Aerosmith, Amy Winehouse, dentre outros, além de grandes festas como o Skol Beats, Nokia Trends e Oi MegaRampa.

    – Pista de 530 m de comprimento por 14 m de largura, com declive para evitar alagamentos;
    – Redes de distribuição de água, esgoto, energia elétrica e telefonia, além de caixa d’água;
    – Área da Concentração: 23 mil m²;
    – Área da Dispersão: 14 mil m²;
    – Arquibancada Monumental (setor B), com capacidade para 7.748 pessoas, além de 8 camarotes;
    – Há ainda, ao longo da pista, 8 (oito) outros conjuntos de arquibancadas, com capacidade para abrigar 1.740 pessoas cada um (com exceção dos setores D e G, que comportam 1.447 pessoas), e 103 camarotes com estrutura de sanitários e lanchonetes, que acomodam de 10 a 90 pessoas cada um;
    – Capacidade total (arquibancadas e camarotes): 32 mil pessoas;
    – Sanitários: 580 unidades de fixos.