• PortuguêsEnglishEspañol
  • Renovação no Espelho D’Água do Anhembi

    Texto:

    29/10/2019 14:28

    O Espelho D’Água do Anhembi é um monumento projetado pelo arquiteto Roberto Burle Marx, e é parte integrante do projeto de Jorge Wilheim para o  Anhembi. Foi construído quando da inauguração do Pavilhão de Exposições, ocorrida no 7º Salão do Automóvel, em 20 de novembro de 1970.

    Em 2004, para as comemorações do Aniversário de 450 anos da Cidade de São Paulo, recebeu intervenções arquitetônicas e paisagísticas: uma parte do Espelho D’Água foi demolida, e o espaço correspondente passou ao domínio do edifício do atual Hotel Holiday Inn. A parte remanescente ficou no formato que hoje conhecemos, entre a Sede Administrativa, o Auditório Elis Regina e o Pavilhão de Exposições Oeste.

    Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

    O paisagismo também foi alterado na obra de 2004, e não mantem as características do projeto original de Burle Marx. Ao longo do tempo, se estabeleceu como o habitat para a fauna existente no local, constituída de peixes, aves exóticas (gansos ou pombos) e algumas aves nativas que utilizam o local como ponto de suas rotas migratórias.

    Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

    Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

    A água é turva por ter em sua constituição rico material orgânico, oferecendo um meio propício para a fauna, lembrando que não há grades ou cercas.

    Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

    Todo o conjunto necessita de manutenção periódica. Parte das ações necessárias estão previstas para as próximas semanas: limpeza manual dos tanques, retirada de material orgânico, impermeabilização dos trechos onde necessário, e pintura para a recuperação da cor do fundo (preto) conforme projeto original do Burle Marx. Para tanto, os peixes, que estão em número pequeno, serão manualmente transferidos de um tanque ao outro. Os devidos cuidados serão tomados para a preservação das aves, e serão observadas e existência de ninhos para a proteção adequada, se necessário.

    Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/ SPTuris.

    O objetivo da ação é fazer, com os recursos disponíveis, que o ambiente continue sendo um agradável ponto ornamental no Anhembi.

    Mais eventos no Anhembi



    04/11/19 | 14:05


    Integração Social 8