• PortuguêsEnglishEspañol
  • Novembro Azul

    Texto:

    05/11/2015 17:44

    O mês de novembro é marcado pela cor azul e pelo aparecimento de barbas e bigodes! Explicamos: é o mês da prevenção do câncer de próstata, uma doença tipicamente masculina, e também da diabetes.

    E, para apoiar o combate ao câncer e à diabetes, o Anhembi se vestirá de azul durante todo o mês. A cobertura do Palácio de Convenções e parte da arquibancada do Sambódromo serão iluminados de azul pela SPTuris.

    A prevenção da doença é extremamente importante, pois, quanto mais cedo se começa o tratamento, maiores as chances de recuperação. Sobre o câncer de próstata, deixe o preconceito de lado e fique atento:

    Os sintomas da doença são dor na lombar, nos joelhos e na bacia, problemas de ereção, dificuldade em urinar e até sangramento da uretra.

    NaoseremosHaqueadostaofacilmenteaquina@spturis.2089

    Arquibancada do Sambódromo no Anhembi. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

    Para quem já teve casos da doença na família, é importante já começar os exames aos 45 anos de idade. Já quem não teve nenhum caso, a idade indicada é de 50 anos.

    O exame pode ser feito de duas maneiras: o toque retal e o exame de sangue chamado antígeno prostático específico (PSA, em inglês). A alteração no resultado destes exames não necessariamente significa que o paciente está com câncer.

    A prevenção pode ser feita com atividade física regular, uma alimentação saudável e balanceada, redução de bebidas alcoólicas e não fumar.