• PortuguêsEnglishEspañol
  • Museu virtual resgata história de eventos no Anhembi Parque

    Texto:

    22/11/2012 16:56

     

    Para preservar a memória dos eventos realizados no Anhembi Parque, a São Paulo Turismo (SPTuris – empresa municipal de promoção turística e de eventos), que administra o Anhembi, criou o Museu de Eventos Anhembi Parque (mueap.com.br). O site cataloga mais de 1 mil registros de feiras de negócios, congressos, shows e carnavais, realizados ao longo de 41 anos de existência do complexo. No total, foram utilizados mais de 7.500 fotos e imagens de documentos, 500 vídeos e outros 500 arquivos de áudio para recriar a atmosfera desses eventos.

    Para facilitar a visita, a página virtual está dividida em seis áreas:

    Como Tudo Começou, que conta o início da história do Anhembi, em 1966, e lembra a importância de algumas pessoas para o local;

    Eventos em Destaque, espaço que retrata, ano a ano, com vídeos e fotos, quais foram os principais acontecimentos;

    Ponto de Encontro, onde o usuário pode contar sua história e interagir criando imagens lúdicas nos eventos do Parque;

    Túnel do Tempo, para localizar eventos importantes, separados por década;

    Artigos e Curiosidades, com fotos e documentos, pôsteres de eventos, registros de funcionários, etc.;

    Carnaval, com história das escolas de samba, letras de sambas-enredo, fotos e vídeos históricos da folia paulistana.

    O museu tem o registro de todos os eventos realizados no Anhembi – feiras, congressos, shows e outros – separados por década, ano e mês, sempre apresentando um resumo do evento e todos os arquivos de foto, documentos, filmes e áudios disponíveis. A exemplo dos museus tradicionais, o site apresenta um evento em destaque, com uma coletânea de todos os dados sobre determinado evento.

    Por conta da grande importância para o Anhembi e para a cidade, o Carnaval Paulistano recebeu uma área exclusiva, onde são apresentadas as escolas de samba, um resumo de sua história, os títulos de cada agremiação, vídeos de diversos desfiles, áudio e letras dos sambas-enredo, além de um vídeo sobre a inauguração do Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, mais conhecido como Sambódromo.

    Também foi criada uma ferramenta de entretenimento em que o usuário pode contar sua história e ler sobre as experiências de outros visitantes nos eventos do Anhembi. É possível, ainda, criar montagens com fotos do visitante em momentos históricos do Anhembi.

    Visite a página do Museu Virtual do Anhembi: mueap.com.br