• PortuguêsEnglishEspañol
  • Homenagem ao Dia do Profissional de Eventos

    Texto:

    29/04/2015 17:55

    Hoje, dia 30 de abril, é comemorado o Dia do Profissional de Eventos e em São Paulo, – a cidade que realiza um evento a cada seis minutos – essa data é mais que especial. Polo de shows, feiras, congressos e convenções, a capital paulista recebe mais de 10 milhões de visitantes anualmente para esses acontecimentos.

    Considerada o coração do Brasil neste segmento, a cidade é amparada por uma ampla estrutura comercial, pelo maior parque hoteleiro do Brasil (42 mil apartamentos disponíveis), pela rica frota de táxis que servem aos executivos e pelo seu gigante mercado. Não à toa, a metrópole detém 72% das grandes feiras que são realizadas em território nacional. E grande parte delas é realizada no Anhembi, maior complexo de eventos do país que completa 45 anos de existência em 2015. Palco para grandes artistas, festivais de música, eventos internacionais como o Salão do Automóvel e a Bienal do Livro, passarela para os desfiles das escolas de samba e muito mais, pelo local passam mais de seis milhões de visitantes ao ano. O Anhembi também é recebe uma a cada oito grandes feiras de negócios realizadas em território nacional, o que mostra sua importância para o cenário brasileiro.

    E tem mais: São Paulo ainda apresenta uma vasta programação cultural, esportiva e de entretenimento. Entre alguns destes eventos estão a Virada Cultural, Virada Esportiva, Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, Carnaval de Rua, Parada LGBT e São Paulo Fashion Week. Sem contar as centenas de shows nacionais e internacionais e exposições que ocupam os espaços pela cidade o ano todo.

    E se há um órgão capacitado para falar desse setor é a São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e agência de eventos da cidade), onde cerca de 50 colaboradores se dedicam dia e noite exclusivamente à realização de eventos, que podem chegar a mais de 60 em um fim de semana, indo desde o Réveillon na Paulista, Virada Cultural e Carnaval, até inaugurações que fazem a diferença na vida das comunidades nos diversos bairros paulistanos.

    A esses e a todos os profissionais de eventos do país, nossos parabéns e nossa gratidão, por moverem uma indústria que gera renda, empregos, movimenta a economia e ajuda a mostrar São Paulo e o Brasil no cenário mundial.

    Sobre a data

    O dia 30 de abril foi escolhido por ser a data de aniversário do precursor e responsável pela iniciativa de realização dos grandes eventos no Brasil, Caio de Alcântara Machado.

    Por intermédio da Deputada Estadual Célia Leão e com o apoio da ABEOC BRASIL – Associação Brasileira das Empresas de Eventos, AMPRO – Associação de Marketing Promocional, e outras 13 entidades que compõem o Fórum do Setor de Eventos (ForEventos), a Academia Brasileira de Eventos e Turismo encaminhou projeto de lei, já em andamento na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que institui a data “para homenagear os profissionais que dedicam sua vida ao setor de eventos no Estado de São Paulo, trabalho que preza a identidade do Estado como gerador de negócios, criando e desenvolvendo a qualidade da produção como polo gerador de eventos e dos profissionais paulistas do segmento, fazendo com que a realização de eventos atraia ao Estado participantes e visitantes dos demais estados brasileiros e do mundo.”

    O Dia do Profissional de Eventos também é celebrado extraoficialmente em outros Estados do país como uma forma de valorizar este profissional.

     

    Mais eventos no Anhembi



    05/12/18 | 11:00


    Festival Elrow – 07/12