• PortuguêsEnglishEspañol
  • Balanço da Feicon Batimat

    Texto:

    17/04/2016 14:57

    Evento contou com a participação de duas mil marcas nacionais e internacionais e 96.325 visitantes altamente qualificados. Próxima edição acontece de 4 a 8 de abril de 2017 em novo espaço: no São Paulo Expo.

    A 22ª edição da FEICON BATIMAT, um evento referência da construção civil na América Latina, mais uma vez cumpriu com a sua missão: antecipou tendências, mostrou novidades e lançamentos do setor. E o que é mais importante: foi o palco ideal para a realização e geração de negócios, impulsionando os números do segmento, num momento em que o mercado começa a esboçar uma reação: as vendas no varejo de material de construção cresceram 8% em março, em comparação com fevereiro deste ano, segundo dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também aponta um aumento nas vendas de material de construção de 3,3% em fevereiro. A FEICON BATIMAT foi, mais uma vez, o vetor para que duas mil marcas nacionais e internacionais pudessem fazer networking e fechar negócios. E a próxima edição já tem data marcada para acontecer: de 4 a 8 de abril, em um novo espaço, no São Paulo Expo.

    Feicon Batimat - Foto: José Cordeiro/ SPTuris

    Feicon Batimat – Foto: José Cordeiro/ SPTuris

    Esta 22ª edição da FEICON BATIMAT foi marcada por bons números: foram 96.325 visitantes durante os cinco dias do evento, conhecendo as grandes novidades e tendências da construção civil. Uma característica desse público é a sua qualificação. De acordo com os números levantados pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, realizadora e organizadora da Feira, 36% do público que visitou o evento tinha poder de decisão final na empresa que atuam e estavam interessados em fechar negócios: 20% do público são formados por sócios-proprietários, 13% por diretores e 11% por gerentes. “Essa qualificação é fundamental para que os expositores presentes tenham contato com profissionais com poder de decisão. Esse é um dos grandes diferenciais da FEICON BATIMAT. Preparamos um evento completo, com novidades e lançamentos, e também com 11 programações paralelas. Isso também demonstra que os profissionais vêm para a Feira interessados em reciclagem e aprendizado. Esperamos que em 2017 possamos contar com a presença e participação de todos os parceiros e visitantes novamente, apresentando um evento referência para o setor da América Latina, num espaço com mais amplo, com maior conforto e climatizado”, declarou Alexandre Brown, diretor da FEICON BATIMAT.

    Participaram do evento profissionais de várias áreas da arquitetura e construção civil, como varejistas; atacadistas; distribuidores; arquitetos; construtores; engenheiros; especificadores e incorporadores. A Feira envolveu ainda vários setores, como: Aquecimento e Refrigeração do Ambiente; Área externa e Lazer; Automação e Segurança; Elétrica e Iluminação; Fechadura, Ferragens e Cadeados; Fundação e Estrutura; Hidráulica; Máquinas, Ferramentas e Equipamentos para Construção; Portas, Janelas e Acessórios; Produtos para Cozinhas e Banheiros; Revestimentos; Sistemas Construtivos; Serviços Profissionais e TI; Teto e Cobertura; e Tintas, Vernizes e Acessórios.

    Para Cláudio Conz, presidente da Anamaco, a FEICON BATIMAT foi importante para alavancar os números do setor e possibilitar um encontro entre fornecedores e compradores. “Ainda estamos fechando os números finais, mas a quantidade de negócios realizadas na feira surpreendeu muito. O que mais ouvimos foi que a FEICON BATIMAT 2016 recebeu a visita de muitos clientes, e todos vieram para cá com o objetivo de fazer negócios. Cerca de 60 mil lojistas de material de construção se credenciaram para o evento e, para nós do varejo, a FEICON BATIMAT promove o maior networking já visto no segmento, com centenas de reuniões acontecendo diariamente no ambiente da feira. O evento termina refletindo um setor que tem boas perspectivas de crescer este ano, conforme nossas estimativas que são de fecharmos 2016 com 6% de crescimento sobre 2015″, concluiu.

    Walter Cover, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), destacou o papel da FEICON BATIMAT que tem mudado e se atualizado ao longo das edições e vem atendendo a duas tendências mundiais das feiras de negócios: um espaço para discussão de técnicas e conteúdos e apresentando soluções para problemas, como economia de água e energia, por exemplo. “Como parte do Conselho Consultivo, temos muito orgulho em integrar um evento que tem contribuído para o setor da construção civil tenha destaque. Nós estamos no centro da retomada da economia e do mercado e destacamos a Feira como parte da solução, contribuindo positivamente para o setor. A FEICON BATIMAT tem se mostrado interessante e atraído públicos qualificados, trazendo conhecimento e conteúdo, um grande diferencial atualmente. Também temos o desafio de buscar soluções para a economia de água e energia, algo tão comentado atualmente”, avaliou.

    Gerando negócios: mais de R$ 10 milhões em apenas duas horas
    FEICON BATIMAT combina com negócios. Prova disso foi o Encontro de Negócios que aconteceu no primeiro dia do evento, 12 de abril. Em apenas duas horas foram gerados R$ 10,4 milhões. Segundo balanço da Reed Exhibitions Alcantara Machado, durante o Encontro de Negócios foram realizadas 107 reuniões de negócios, com 39 empresas de compradores e 19 expositores do evento. “Esse resultado reflete como a FEICON BATIMAT tem estimulado bons negócios dentro da Feira. E o Encontro tem atraído bastante a atenção dos expositores, pois conseguimos selecionar os compradores e criar o ambiente ideal para encontros de negócios. É também uma forma de trocar ideias e conhecer novos clientes. Além de tudo, é possível gerar mais números para um setor que busca uma recuperação. Essa é uma iniciativa que está dando certo e vamos continuar investindo nesses encontros”, garantiu Alexandre Brown.

    Contribuições fundamentais
    A FEICON BATIMAT consolidou-se por ser um evento completo, que abrange todas as áreas da construção civil. Isso só é possível graças ao apoio fundamental das entidades que compõem o Conselho Consultivo, que este ano teve a ajuda de mais um sindicato e de uma editora: o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e da presidente da Editora Grau 10, Beth Bridi. Também fazem parte do Conselho a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), presidida por Antonio Carlos Lacerda; a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), representada pelo presidente Walter Cover; a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), com Cláudio Conz à sua frente; a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea), cuja presidente é Miriam Addor; o Sindicato do Comércio Varejista de Material de Construção, Maquinismos, Ferragens, Tintas, Louças, e Vidros da Grande São Paulo (Sincomavi), com Reinaldo Pedro Correa na presidência; e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Metais Não Ferrosos de São Paulo (Siamfesp), presidido por Arcangelo Nigro Neto.

    Destaques da 22ª edição
    Soluções para economia de água e energia; palestras com expositores do evento; congressos; modelo de casa econômica sendo construídas durante a Feira, entre outros, foram alguns destaques desta edição da FEICON BATIMAT. Conheça alguns deles:

    Ilha de Eficiência Energética
    Mostrando que o Brasil possui grande potencial para ser um dos países com alta geração de energia solar e provar que a energia solar fotovoltaica pode ser uma forma de economizar, a FEICON BATIMAT apresentou a Ilha de Eficiência Energética, promovida pelo Siamfesp em parceria com a Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR). A Ilha foi um espaço para discussão e consulta sobre a tecnologia dos sistemas fotovoltaicos, e sua intenção era mostrar e tirar dúvidas sobre a tecnologia capaz de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas, que são feitas de materiais semicondutores que conseguem transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica por meio do chamado “efeito fotovoltaico”. A ABSOLAR, ao lado de nove empresas – EBES, Wec², Yellow, Solar Energy, CPFL Energia, Enova Solar, Canadian Solar, Fronius e Globo Brasil –, participou do evento mostrando as novidades sobre energia solar fotovoltaica aplicada às edificações.

    Ilha de Sustentabilidade da Água
    Como a crise hídrica ainda é um assunto bastante discutido, nada mais providencial do que levar o tema para uma feira voltada para a construção civil. O Siamfesp, pelo segundo ano consecutivo, apresentou a Ilha de Sustentabilidade da Água, mostrando dezenas de produtos com a finalidade de economizar água. Várias marcas como Deca, Censi, Lorenzetti, Poly, Padova apresentaram seus lançamentos e novidades que farão diferença nas empresas e residências. Chuveiros, torneiras, temporizadores, banheiras foram algumas soluções que puderam ser vistas no evento.

    Ilha do Conhecimento
    Promovendo reciclagem dos profissionais dos diversos segmentos da construção civil e debates técnicos com seus expositores e parceiros de forma rápida e dinâmica, a FEICON BATIMAT apresentou a Ilha do Conhecimento, realizado pelo segundo ano consecutivo. Pelo espaço passaram profissionais interessados nos assuntos mais atuais da construção civil e também em conhecer novos produtos, equipamentos, tecnologias, tendências e melhores práticas de mercado. As palestras eram focadas em cinco assuntos principais: Normas de Desempenho; Sustentabilidade: Água; Sistemas Construtivos/Produtividade; Sustentabilidade: Energia; e Resíduos em Obras/Reciclagem.

    Casa Cerâmica
    Este ano, a Casa Cerâmica teve uma grande novidade: foi construída seguindo o modelo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que apresenta novas opções construtivas e tecnológicas, visando a sustentabilidade e acessibilidade nas propostas urbanísticas e arquitetônicas, além de ser economicamente mais viável. A residência foi toda construída em blocos cerâmicos, prevendo ampla e geral acessibilidade. Seu projeto possui um pé direito mais alto e ventilação cruzada, o que permite melhor conforto térmico. Na parte externa há muro de divisa entre os lotes para maior segurança e privacidade dos moradores. Outra vantagem é que a casa é feita de forma rápida: as paredes podem ser construídas em até 20 horas. Com foco na sustentabilidade e na preservação do meio ambiente, as unidades habitacionais são projetadas com tecnologias que economizam água, energia elétrica e materiais menos impactantes. Um item importante é o aquecedor solar para a água do chuveiro, que além de minimizar impactos ambientais, reduz em até 30% a conta de consumo de energia elétrica.

    ConstruBR
    O ConstruBR, promovido pelo Sinduscon-SP, evento dedicado à inteligência, tecnologia e gestão para o desenvolvimento de negócios da construção foi realizado pela primeira vez paralelo à FEICON BATIMAT. Seu objetivo era identificar as principais necessidades do setor com foco no crescimento de mercado e promover discussões para a elaboração de novas diretrizes que possam superar os desafios impostos pelo cenário econômico atual. O tema central do evento foi Produtividade e Competitividade na Indústria da Construção e vários subtemas foram debatidos, como Gestão; Habitação; Inovação; Construção Sustentável; Industrialização da Construção; Transparência e Anticorrupção, entre outros.

    1º Encontro Internacional do Varejo de Material de Construção
    Uma promoção da Anamaco, o 1º Encontro Internacional foi uma oportunidade única de trocar experiências e conhecer de perto as estratégias, práticas, inovações e tendências do mercado de material de construção com grandes representantes do varejo mundial de material de construção. O evento contou com representantes de empresas e instituições renomadas e bem-sucedidas do cenário internacional, para apresentações especiais e exclusivas.

    CONFIRA OS DEPOIMENTOS DOS EXPOSITORES DA FEICON BATIMAT 2016

    ACO
    A ACO Brasil fez um importante lançamento na Feicon Batimat 2016, a linha ACO Showerdrain®, voltada para banheiros e ambientes internos de SPAs, hotéis, resorts e centros de bem-estar e saúde. Há cinco anos no Brasil, a empresa também comunicou aos visitantes e expositores da feira que os sistemas de drenagem de concreto polímero ACO agora são fabricados no Brasil, tornando-se a Central de Operações e Abastecimento do Grupo ACO para toda a América do Sul. Foi importantíssima a oportunidade de contar com uma vitrine valiosa que é este evento. Fernando Hermann Wickert, Diretor da ACO Brasil

    ARMACELL
    A Feicon Batimat reúne todos os segmentos da construção num único evento, atraindo um público diversificado e qualificado, sendo bastante interessante para os expositores. Esse ano a visitação em nosso estande foi maior que na edição passada. Talvez, os empresários e profissionais do setor estejam em busca de outras alternativas para enfrentar a crise. Realizamos excelentes contatos, inclusive com fechamento de negócios, durante a Feira. Bruno Hilsdorf de A. Moreno, gerente de Marketing da Armacell

    AUBICON
    Consideramos a Feicon um termômetro para o setor. É um período único, que em grande velocidade, conseguimos sentir a demanda e a necessidade do mercado. Vale ressaltar que é uma grande oportunidade para estreitar as parcerias, visualizar novas soluções para oferecer benefícios com redução e racionalização de custos, além de poder apresentar melhorias nos processos construtivos com novidades. Rafael Safra, diretor Comercial

    COBRECOM
    Apesar a atual situação econômica do país, a presença do público foi mais que satisfatória e chegou a nos surpreender. Recebemos em nosso estande, 5% a mais de visitantes em relação a edição passada. Apesar desse número, notamos que os visitantes da Feicon Batimat estão cada vez mais qualificados e que chegam ao evento com os seus objetivos definidos. Além da programação das palestras em nosso estande, reservamos um amplo espaço para a exposição dos nossos principais produtos como a linha de não halogenados (Cabos Superatox), o Display Metrocom e os Materiais Encartelados ‘Medida Certa’. Paulo Alessandro Delgado, gerente de marketing da Cobrecom Fios e Cabos Elétricos
    CONDOR PINCÉIS
    A Feicon, por ser uma das maiores feiras do segmento da construção civil, proporciona aos expositores apresentarem seus lançamentos e adquirirem maior visibilidade. O surgimento de novas tecnologias e tendências é um dos grandes pontos fortes da feira, além de ser o lugar ideal para a geração de novos negócios. Pelo estande da Condor passaram consumidores finais e lojistas de todo o Brasil, como também lojistas de outros países. A expectativa é de que novos e prósperos negócios sejam concretizados. Andrei Kerscher, Marketing da Condor Pincéis

    BILTECH
    A FEICON nos permitiu uma aproximação bastante positiva com nosso público. A estratégia atual da Biltech busca um relacionamento direto com engenheiros, arquitetos e empresários da construção civil, e o evento facilitou e agilizou esses encontros. A Biltech acredita na ampliação do mercado de aspiração central no Brasil, procurando difundir de forma abrangente esse conceito. Na FEICON tivemos um público qualificado e bastante interessado em conhecer nossas soluções. E não apenas de aspiração central, mas também de automação residencial e comercial. Nosso objetivo foi plenamente satisfeito. Antonio Caramico – diretor presidente da BILTECH

    BOSCH – Ferramentas Elétricas:
    A Feicon é a maior feira do segmento de construção no país e para a Bosch é sempre um momento importante para se comunicar diretamente com os usuários e fortalecer ainda mais o relacionamento com clientes e parceiros. O evento também é um termômetro importante de mercado e uma oportunidade para confirmar as tendências do setor. Nesta edição, observamos um público mais questionador, que quer entender melhor as tecnologias e que está em busca de novidades. Além disso, avaliamos como positivo os negócios gerados neste ano, em que os destaques da Bosch foram as linhas de ferramentas elétricas, acessórios, bem como equipamentos de medição, nivelação e detecção, que são produtos que costumam atrair a atenção dos visitantes. Matheus Contiero – Diretor Vendas da Divisão de Ferramentas Elétricas da Robert Bosch Brasil

    BOSCH – Termotecnologia:
    Estar presente na Feicon é uma oportunidade de fortalecer ainda mais a marca Bosch no segmento de soluções para aquecimento de água. Sentimos que o público estava interessado em conhecer produtos que proporcionam economia e que estão alinhados com o que a marca oferece ao mercado, já que nosso foco são soluções de eficiência energética para aquecimento de água e que contribuem para a preservação do meio ambiente. Nessa linha, notamos alta procura pelos produtos de aquecimento solar, com destaques para o reservatório de nível MK Flex, desenvolvido pela Heliotek (marca de aquecimento solar do Grupo Bosch). Este produto favorece a instalação de sistemas de aquecimento solar para banho em residências com como espaço reduzido sob os telhados, que teriam normalmente dificuldade para a instalação dos sistemas convencionais de aquecimento solar, eliminando a necessidade de reformas ou alterações no projeto da casa e viabilizando o aquecimento solar para um número maior de clientes. Rafael Campos, Vice-Presidente de Vendas da Bosch Termotecnologia no Brasil.

    FLC
    É sempre muito importante participar de uma feira da grandeza da Feicon. Pudemos apresentar nossos lançamentos em soluções de iluminação e mostrar, por meio de um desafio interativo com os visitantes, a diferença de consumo de energia das lâmpadas LED, eletrônicas e incandescentes, além da economia que os produtos de LED oferecem. Ao longo desses cinco dias, recebemos diversos clientes e consumidores, possibilitando muitas oportunidades de negócios. Estamos bem satisfeitos com os resultados. Paulo Mündel, CMO da FLC

    LÂMPADAS GOLDEN
    Participar da FEICON no momento atual está alinhada com a visão estratégica da Golden para o crescimento de seus negócios. A empresa aposta nisso através da inovação e do relacionamento mais próximo entre clientes, fornecedores e equipe, apresentando o lançamento dos produtos e ações voltadas para fomentar os negócios dos nossos clientes. Arnaldo Ribeiro Cruz, diretor Comercial da Lâmpadas Golden.

    LORENZETTI
    A 22ª edição da Feicon Batimat foi muito positiva para a Lorenzetti, uma vez que conseguimos concretizar novos negócios e estreitar relacionamento com parceiros durante o evento. Identificamos também a presença de um público qualificado, que pôde conferir todas as nossas novidades, principalmente, a linha completa de Louças Sanitárias, que surpreendeu o público pelo design exclusivo, pelo conforto e funcionalidade das peças. Nesse segmento, sobretudo, concretizamos muitos negócios. Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti

    PROGRAMA MADEIRA É LEGAL
    A Feicon Batimat funcionou como um grande local de encontro, entre os diferentes públicos interessados na questão da madeira: madeireiros, arquitetos, construtores, incorporadores, estudantes, gestores públicos, certificadores e organizações não governamentais. Gente de todo o Brasil. Em 2015 estivemos presentes, divulgando o Programa, e o resultado nos entusiasmou a trazer, nesta edição, tecnologias e produtos de ponta que podem ser usados no mercado da construção civil. Lilian Sarrouf, Representante do Programa Madeira é Legal e Coordenadora do Comitê de Meio Ambiente do SindusConSP

    REDE HABITAT
    A Feicon é a maior feira da construção na América Latina e todos os anos apresenta novos produtos e tecnologias ao mercado, e não poderia ser diferente com nossos produtos. Como o público alvo da feira é o Consumidor final, é de extrema importância estarmos presentes, pois nosso produto é voltado para o consumidor. Estamos aqui para mostrar as características de nossos produtos, que são os vidros Habitat, vidros de proteção solar para residências. Em nosso stand estão trabalhando além de nossa equipe técnica, nossos parceiros, e aqui eles conseguem fazer contato com arquitetos, construtores e indicar seus clientes (vidraceiros e caixilheiros) para o consumidor. Luciana Teixeira, coordenadora da Rede Habitat

    SIL CABOS E FIOS
    Nossas expectativas foram superadas. Sabemos da importância da feira para o setor, referência do segmento, e pudemos fazer novos prospects e negócios. Além de apresentar nossos produtos e lançamentos, trouxemos ao público presente um pouco de nossa fábrica. Rodrigo Morelli, Supervisor de Marketing da SIL

    VIAPOL
    A Viapol investe constantemente no desenvolvimento de novos produtos e está sempre em direção às necessidades do mercado. Os lançamentos da empresa apresentados na Feicon são destaque pela qualidade, alto desempenho e vantagens diferenciadas que oferecem ao mercado. Obtivemos resultados bastante positivos este ano e, certamente, fortalecemos nossas relações com clientes, fornecedores e futuros compradores, além de prospectarmos importantes negócios que se concretizarão após a feira. Cristiane Gottsfritz, Gerente de Marketing da Viapol.

    Mais informações: www.feicon.com.br.