• PortuguêsEnglishEspañol
  • Convenção Internacional do Rotary reúne no Brasil voluntários de mais de 150 países para discutir os desafios da humanidade

    Texto:

    08/06/2015 12:10

    Líderes voluntários do mundo todo estão presentes, de 6 a 9 de junho de 2015, em São Paulo, no Anhembi, para compartilhar experiências de sucesso e discutir os caminhos desta organização centenária

    São Paulo sedia 106° Convenção Internacional do Rotary, de 6 a 9 de junho de 2015, que espera atrair mais de 15 mil associados de Rotary Clubs de mais de 150 países, e injetar um valor estimado de 183,4 milhões de reais na economia local.

    Muitas vezes descrita como uma “mini ONU”, devido ao seu alcance global e diversidade cultural, a Convenção do Rotary transforma o Anhembi em uma mistura de energia, cores e emoção quando o Rotary reúne sua rede global de líderes voluntários — homens e mulheres de todos os estilos de vida dedicados a vencer os maiores desafios da humanidade — para se envolverem em uma agenda cheia de sessões plenárias, workshops e palestrantes de nível mundial.

    “Nossos membros estão no mundo todo, da Austrália ao Zimbábue”, diz Gary Huang, presidente do Rotary International de 2014-15. “São Paulo é o lugar perfeito para reunir nossos associados a fim de celebrar suas muitas realizações e seu impacto positivo na vida de outras pessoas em todo o mundo”, finaliza.

    A Convenção em São Paulo conta com palestras de especialistas e personalidades mundialmente notáveis, cujo trabalho humanitário está alinhado com o da Missão do Rotary, incluindo a construção da paz e a erradicação da pólio:

    Dr. Óscar Arias, ex-presidente da Costa Rica e laureado com o Prêmio Nobel da Paz
    Dra. Geetha Jayaram, psiquiatra e professora adjunta na Escola de Medicina Johns Hopkins
    Steve Killelea, fundador e presidente executivo da Integrated Research Ltd., da The Charitable Foundation e do Instituto de Economia e Paz
    • Dr. Hamid Jafari, diretor da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio da Organização Mundial da Saúde
    Beth Murphy, fundadora, diretora premiada e produtora da Principle Pictures

    Uma parte importante da Convenção é dedicada à prioridade do Rotary, a erradicação global da pólio. A Convenção inclui uma atualização da campanha de financiamento do Rotary com a Fundação Bill e Melinda Gates, na qual essa última irá equiparar doações na proporção de 2 para 1 a cada dólar doado pelo Rotary para a erradicação da pólio, até R$ 110 milhões (US$ 35milhões) por ano até 2018.

    Organizada pelo Rotary International em conjunto com uma Comissão Anfitriã de São Paulo, formada por líderes locais do Rotary, a Convenção também fornece aos inscritos oportunidades de vivenciar a cultura brasileira com um desfile de carnaval e um show da cantora brasileira vencedora do Grammy, compositora, atriz e apresentadora de televisão, Ivete Sangalo.

    Entre os destaques da programação estão:

    Sábado, 6 de junho
    • 14h30 às 17h – Sessão plenária de abertura
    (Pavilhão de Exposições): A cerimônia abre com declarações de Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo (14h43), e Fernando Haddad, Prefeito de São Paulo (14h55). Em seguida, haverá a entrada das bandeiras dos 200 países e regiões em que os Rotary Clubs estão presentes, seguida de um discurso de abertura do Presidente do Rotary International, Gary C.K. Huang.
    • 18h às 22h – Desfile de carnaval (Sambódromo): Uma festa tradicional de carnaval brasileiro repleta de cores e diversão com um desfile de escola de samba. (Mais informações aqui)

    Domingo, 7 de junho
    • 10h às 12h – Sessão plenária
    (Pavilhão de Exposições):
    o Lucia Gomez Garcia (10h51), jovem líder de 10 anos de idade fala sobre a sua experiência, Distrito 4895, Argentina
    o Thais Ferreira e Sabine Vergamini (11h06) Instrutoras do Centro de Educação para Surdos Rio Branco falam sobre inclusão. (Mais informações aqui)
    o Beth Murphy (11h24), cineasta documentarista premiada. Fundadora, diretora e produtora da Principle Pictures. (Mais informações aqui)

    Segunda-feira, 8 de junho
    • 10h às 12h – Sessão plenária
    (Pavilhão de Exposições):
    o Dra Geetha Jayaram (10h36), Psiquiatra e professora adjunta na Escola de Medicina do Hospital Johns Hopkins, a Dra. Jayaram dedica sua vida a ajudar pessoas na Índia, sua terra natal, e nos Estados Unidos a superar depressão severa, transtorno bipolar, ataques de pânico e outras doenças mentais. (Mais informações aqui)
    o Kátia Dantas (10h45), diretora de políticas públicas para a América Latina e Caribe do Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas e ex-bolsista do Centro de Paz do Rotary. (Mais informações aqui)
    o Steve Killelea (10h59), fundador e presidente-executivo da Integrated Research Ltd., da The Charitable Foundation e do Instituto de Economia e Paz, falará sobre sua paixão por desenvolvimento sustentável. (Mais informações aqui)
    o Dr. Óscar Arias (11h21), ex-presidente da Costa Rica e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Em seu primeiro mandato como presidente, o Dr. Arias liderou os países da América Central em discussões sobre paz durante um período de grande turbulência. (Mais informações aqui)
    o Dr. Hamid Jafari (11h44), [Palestrante] Diretor da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio da Organização Mundial da Saúde, Dr. Jafari liderou o projeto de erradicação da pólio na Índia de 2007 a 2012. Os casos de pólio na Índia caíram de centenas por ano, quando ele aceitou o trabalho, para zero em 2011. (Mais informações aqui)

    Terça-feira, 9 de junho
    • 10h às 12h – Sessão plenária (Pavilhão de Exposições):
    o Rosalía Arteaga (10h47), ex-presidente da República do Equador e presidente do Conselho Consultivo da Fundação para a Integração e Desenvolvimento da América Latina (FIDAL)
    o Katie Picchione (11h19), Instituto Politécnico de Worcester (WPI), Presidente do Rotaract Club, Engenheiros sem Fronteiras – WPI dos EUA
    o Conexões rotárias (11h36), com a Orquestra Cidadã Meninos do Coque – uma orquestra composta por crianças carentes de favelas ao redor de Recife.
    • 16h às 18h – Sessão plenária de encerramento (Pavilhão de Exposições):
    o Ivete Sangalo (17h12), show de uma hora da cantora brasileira vencedora do Grammy.

    Sobre o Rotary
    O Rotary, uma rede mundial de voluntários dedicados a vencer os maiores desafios humanitários do mundo, tem mais de 1,2 milhão de associados em mais de 200 países e regiões geográficas. Seja ajudando famílias carentes ou combatendo a paralisia infantil, o Rotary sempre está presente quando o assunto é trabalhar para a melhoria da qualidade de vida. Para obter mais informações, acesse Rotary.org.

    Sobre o Rotary no Brasil
    O Rotary Club de São Paulo, segundo Rotary Club estabelecido no Brasil, foi fundado em 1925, precedido pelo Rotary Club do Rio de Janeiro, em 1923. Hoje, existem 2.383 Rotary Clubs com 55.714 associados no Brasil – tornando-o o terceiro maior país com número de Rotary clubs. Em seus 90 anos, o Rotary Club de São Paulo criou e apoiou instituições de caridade e organizações locais, incluindo: Casa da Esperança, um hospital para ajudar a reabilitar crianças e adultos com deficiências; UTI Neonatal do Hospital São Francisco, uma unidade pediátrica e de terapia intensiva criada para o tratamento de crianças e recém-nascidos criticamente doentes; e Banco de Leite Humano da Santa Casa de Misericórdia de SP, um banco de leite humano para crianças de unidades de tratamento intensivo neonatal.

    Rotary: www.rotary.org

    106ª Convenção Internacional do Rotary
    QUANDO: de 6 a 9 de junho de 2015
    ONDE: Pavilhão de Exposições, Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1209, São Paulo, SP, Brasil, CEP 02012-021)
    Sala de imprensa: Holiday Inn Parque Anhembi – Sala Araçá | +55 (11) 2107-7200