• PortuguêsEnglishEspañol
  • Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz as múltiplas faces da literatura para o Anhembi

    Texto:

    14/08/2014 16:00
    Exterior do Pavilhão de Exposições durante a edição anterior da Bienal. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

    Exterior do Pavilhão de Exposições durante a edição anterior da Bienal. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

    As principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, e, claro, os apaixonados por leitura estão aguardando ansiosamente o período de 22 a 31 de agosto, quando acontecerá no Pavilhão de Exposições do Anhembi a 23ª edição de um dos mais tradicionais e importantes eventos voltados para a literatura na América Latina, a Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

    Há mais de 40 anos buscando promover a cultura e o acesso aos livros, a Bienal apresentará uma programação plural, que abarcará as diferentes áreas do mercado editorial brasileiro. Literatura infantil, infantojuvenil, poesia, teatro – todas as categorias serão contempladas no evento, para o qual é aguardado um público de 800 mil visitantes, que poderão conferir os lançamentos dos cerca de 480 expositores já confirmados.

    Segundo pesquisa realizada em 2012 pelo Observatório do Turismo, núcleo de estudos e pesquisas da São Paulo Turismo (SPTuris), o público da bienal é variado e contempla todas as faixas etárias. O estudo apontou que 23,9% dos visitantes tinham de 18 a 24 anos, ao passo que 14,9% tinham de 25 a 29 anos, 26,0% de 30 a 39 anos, 24,0% de 40 a 49 anos e 11,2 tinham mais de 50 anos. Ainda de acordo com o levantamento, os livros físicos foram os produtos mais buscados do evento, correspondendo a 75,5% das aquisições e intenções de compra.

    A Bienal reúne um número cada vez maior de visitantes. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.

    A Bienal reúne um número cada vez maior de visitantes. Foto: José Cordeiro/ SPTuris.


    Atrações

    Assim como nas edições anteriores, um dos grandes atrativos da Bienal do Livro será a oportunidade de participar de palestras e bate-papos com escritores internacionais de sucesso, tais quais Harlan Coben, Cassandra Clare, Ken Follett, Sally Gardner e Hugh Howey. Autores nacionais como Maurício de Sousa, Raphael Draccon, Carolina Munhóz e Affonso Solano também marcarão presença, debatendo temas como “Os quadrinhos na formação de leitores” e “Literatura fantástica – A fantasia ganhando espaço”.

    Além disso, a programação preparada pela Câmara Brasileira do Livro (CLB) em parceria com o Sesc-SP, oferecerá ainda atrações como A Escola do Livro – em que serão ministrados cursos para os profissionais do setor – , e o espaço Cozinhando com Palavras, comandado pelo chef André Boccato – no qual atividades que visarão unir gastronomia, literatura e cultura serão realizadas. É possível conferir o cronograma completo de atividades clicando aqui.

    Prepare-se

    A 1ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo ocorreu entre 15 e 30 de agosto de 1970, e não tardou a se tornar a principal feira literária do Brasil, conquistando mais e mais leitores a cada edição. Os ingressos para a edição 2014 do evento, cujos preços vão de R$ 6 a R$ 12, já estão à venda, e podem ser adquiridos neste link.

    Serviço:

    23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
    Data: de 22 a 31 de agosto de 2014.
    Horário: de segunda a sexta, das 9h às 22h. Sábado e domingo, das 10h às 22h (no dia 31 somente até as 21h).
    Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi.
    End.: Avenida Olavo Fontoura, 1209 − Santana – zona Norte – São Paulo.
    www.bienaldolivrosp.com.br.