• PortuguêsEnglishEspañol
  • Anhembi faz 45 anos

    Texto:

    23/11/2015 13:41

    270064_560086_logo_45anos_1024x668
    Está nas páginas do Livro dos Recordes (Guinness Book of Records) de 1995: prêmio de maior cobertura do mundo, com quase 68 mil m², foi erguida e considerada a construção mais rápida – duração de cem dias – no ano de 1969. Assim começou a engatinhar o Pavilhão de Exposições do Anhembi, primeiro espaço do complexo que, já no ano seguinte, 1970, foi inaugurado em 20 de novembro.

    Neste aniversário de 45 anos, o Anhembi comemora os mais de 300 eventos que recebe em média todos os anos, nos diferentes espaços, entre algumas das principais feiras de negócios, congressos, convenções, shows de artistas nacionais e internacionais, festivais, seminários e eventos culturais e esportivos.

    Para o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris, empresa municipal de turismo e eventos que administra o Anhembi), Alcino Rocha, o complexo é uma referência nacional. “Por aqui passam cerca de 6 milhões de visitantes ao ano, seja para participar de feiras, congressos, shows marcantes e eventos históricos ou culturais no espaço. Creio que a maior parte dos brasileiros já ao menos ouviu falar do Anhembi. É uma marca muito forte, um ícone no país e marco da vocação de São Paulo para negócios e eventos”, afirma.

    Resultado do empreendedorismo de um brasileiro visionário, Caio de Alcântara Machado, o Pavilhão de Exposições do Anhembi foi posteriormente ampliado e é hoje uma megaestrutura histórica de quase 80 mil m², palco para alguns dos mais importantes eventos de negócios do país.

    Anos depois, o que era o maior pavilhão de feiras do país se transformou também em um grande complexo de eventos, que abriga ainda: o Palácio das Convenções, com suas salas modulares e auditórios, por onde passam autoridades, personalidades, artistas e grandes empresários; e o Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo, conhecido como Sambódromo do Anhembi, com projeto assinado pelo escritório do arquiteto Oscar Niemeyer, que é o templo do samba de São Paulo e se divide ainda em duas Arenas para shows e o Espaço Anhembi, com estrutura para eventos diversos.

    Anhembi no topo

    Anhembi – São Paulo (SP) – 16.06.2014 – geral – Foto aérea do Pavilhão de Exposições do Anhembi. Foto: Jose Cordeiro/SPTuris

    Pavilhão de Exposições do Anhembi. Foto: José Cordeiro/SPTuris.

    Em junho deste ano, pesquisa inédita divulgada pelo Datafolha apontou o Anhembi como o melhor centro de convenções da capital paulista, figurando uma seleta lista de marcas de serviço campeãs da cidade.

    Segundo Alcino Rocha, a avaliação dos visitantes tem sido positiva. “Nos grandes eventos que são realizados no Pavilhão, as pesquisas mostram que a maioria do público considera o local como a melhor escolha”, disse.

    Breve futuro

    Sinônimo de negócios e cultura, gerador de movimentação econômica e atração de turistas para o Brasil, este ícone da capital paulista acompanha os novos tempos. Por isso, o Anhembi está se transformando.

    A SPTuris já está realizando uma série de melhorias em diversas áreas do Anhembi. Além disso, estão sendo conduzidos dois chamamentos públicos que irão agregar grande valor: um deles é para a construção de uma nova arena coberta multiuso e outro para modernização e ampliação de grande parte de todo o complexo de eventos, incluindo uma possível interligação com o metrô. Em pouco tempo, o Anhembi contará com novos e ainda mais modernos espaços.

    Mais informações em anhembi.com.br.