• PortuguêsEnglishEspañol
  • Anhembi é incluído na nova edição do Guia de Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo

    Texto:

    19/05/2014 10:05
    Atriz e modelo Juliana Caldas no Sambódromo do Anhembi. Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

    Atriz e modelo Juliana Caldas no Sambódromo do Anhembi. Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

    O Guia de Acessibilidade Cultural da Cidade de São Paulo, projeto do Instituto Mara Gabrilli que busca promover a inclusão social por meio da divulgação de espaços bem preparados para receber pessoas com deficiência, incluiu o Anhembi entre os locais selecionados para compor sua segunda edição, que será lançada em breve.

    Na última quarta-feira, dia 23 de abril, uma sessão de fotos com a atriz e modelo Juliana Caldas, da agência Kica de Castro, que tem como principal objetivo descobrir e lançar novos talentos de profissionais com alguma deficiência,foi realizada no Palácio das Convenções e no Sambódromo. As imagens serão utilizadas tanto para ilustrar a versão impressa do guia quanto para ampliar o acervo de informações do site oficial do projeto.

    “Gostei muito da acessibilidade dos espaços. Esse tipo de investimento é sempre importante para garantir o direito de todos à cultura”, comentou Juliana, que já estava familiarizada com o Sambódromo, por ter desfilado por duas vezes no Carnaval paulista pela escola de samba Mocidade Alegre. A modelo elogiou também a localização do Anhembi, que se encontra próximo ao Terminal Rodoviário e à estação Tietê: “Foi muito fácil vir do metrô até aqui; levou cerca de cinco minutos”, disse.

    Acessibilidade no Anhembi 

    Inaugurado em 1970, o Anhembi, um dos maiores centros de eventos da América Latina, vem há anos investindo em reformas e modificações que visam permitir que suas atrações sejam aproveitadas ao máximo por todos os tipos de públicos. Conheça alguns de seus principais espaços e descubra o que eles oferecem no quesito acessibilidade. 

    Palácio das Convenções 

    Juliana Caldas em frente ao elevador especial localizado no Palácio das Convenções. Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

    Juliana Caldas em frente ao elevador especial localizado no Palácio das Convenções. Foto: Marcelo Iha/ SPTuris.

    Em julho de 2013, o Palácio das Convenções do Anhembi Parque recebeu da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) da Prefeitura de São Paulo, o Selo de Acessibilidade, que atesta que o local é plenamente equipado para receber pessoas com deficiência.

    As alterações mais recentes se deram no Auditório Celso Furtado, também conhecido como Grande Auditório, no qual foram instaladas plataformas elevatórias que dão acesso a todos os setores, rampas de acesso, banheiros modificados, piso tátil,  corrimãos, entre outros facilitadores.

    Para verificar todas as informações sobre acessibilidade no Palácio das Convenções, confira a matéria: www.anhembi.com.br/palacio-das-convencoes-recebe-selo-de-acessibilidade/.

    Sambódromo 

    O lar do Carnaval paulista já é conhecido por contar com vagas reservadas e sinalizadas para pessoas com deficiência e acompanhantes em seus diversos setores e na pista. Além disso, iniciativas como a que ocorreu durante o São Paulo Indy 300, em maio do ano passado, evento em que estruturas metálicas foram colocadas nas arquibancadas a fim de oferecer visibilidade especial a cadeirantes, estão sendo constantemente estudadas.

    Saiba mais sobre as ações para a promoção da inclusão no Sambódromo lendo a matéria: www.anhembi.com.br/acessibilidade-anhembi/.

    Pavilhão de Exposições

    No ano de 2010, a construção do Pavilhão Oeste, que, além de ampliar em mais de 5 mil m² a área para a realização de eventos, trouxe novos conjuntos de sanitários acessíveis, pontuou o comprometimento com melhoras nas condições do Pavilhão de Exposições no tocante ao atendimento das necessidades de seus usuários. Uma grande intervenção com o propósito de expandir ainda mais essas ações está sendo planejada.