• PortuguêsEnglishEspañol
  • Palácio das Convenções do Anhembi recebe novo Selo de Acessibilidade Arquitetônica

    Texto:

    13/09/2019 17:42

    Palácio das Convenções do Anhembi recebe novo Selo de Acessibilidade Arquitetônica

    Entrega de nova placa será feita em 13 de setembro

    São Paulo, 13 de setembro de 2019 – A Comissão Permanente de Acessibilidade, CPA, órgão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) da Prefeitura de São Paulo, concederá um novo Selo ao Palácio das Convenções do Anhembi, na manhã de hoje. O Palácio já havia recebido o Selo de Acessibilidade em 2013. O espaço está de acordo com os critérios e parâmetros da Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica.

    O Selo de Acessibilidade Arquitetônica é indicativo de qualidade e diferencial da construção, o que comprova a preocupação com a inclusão de todos os cidadãos. Na
    ocasião, será celebrada a entrega de placa de aço inoxidável em substituição ao Selo concedido anteriormente.

    A solenidade contará com a presença do secretário Cid Torquato (SMPED), e do presidente da SPTuris, Osvaldo Arvate Junior, entre outras autoridades.

    Esse é o reconhecimento de anos de trabalho para oferecer um local acessível e com conforto e segurança para todos os visitantes. O Anhembi é um espaço inclusivo.

     

    Palácio das Convenções

    No Grande Auditório há quatro plataformas elevatórias que dão acesso a todos os setores, rampas de acesso, banheiros totalmente acessíveis, corrimãos e piso tátil. Além de 2.410 assentos comuns, existem ainda mais três tipos de lugares específicos:
    – 42 espaços para pessoas com cadeira de rodas;
    – 25 assentos para pessoas com mobilidade reduzida;
    – 25 assentos para pessoas obesas.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    As rampas de acesso para os halls do Palácio são um caminho viável para cadeirantes e há locais com telefones públicos e bebedouros, que também possuem equipamentos adaptados.

    Junto às rampas existem os seguintes equipamentos instalados: corrimão, guia de balizamento, sinalização em Braille, anel para identificar extremidades dos corrimãos e piso tátil alerta que indica início ou fim de uma rampa.

    Os sanitários são acessíveis, com barras de apoio, sinalização nas portas e alarme em caso de acidente. Há, ainda:
    – Sinalização visual de degraus;
    – Rebaixamento de guia das calçadas;
    – Lombofaixa de acesso à portaria A – trata-se de uma faixa de pedestre elevada que permite a travessia na mesma altura da calçada, mas é a continuação do asfalto da rua;
    – Sinalização tátil alerta e direcional no Terraço (laje);
    – Nos auditórios, há lugares para pessoas com cadeira de rodas e acompanhantes, poltronas para pessoas obesas e pessoas com mobilidade reduzida.

    Polo Cultural e Esportivo Grande Otelo (Sambódromo)

    O espaço tem as seguintes obras em andamento para acessibilidade: atualização na sinalização acessível, colocação de pisos táteis, sinalização dos degraus nas escadas, instalação de bebedouros acessíveis e rampas.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Pavilhão de Exposições

    No espaço há novos banheiros acessíveis nas torres norte e sul e rampas de acesso para mobilidade reduzida.

    Sobre o Selo de Acessibilidade

    A Norma Brasileira 9050 de 2004 da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas é o principal documento que regulamenta essas questões, estabelecendo as diretrizes e critérios de acessibilidade para projetos, construção, instalação e adaptação de edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Na esfera municipal, o Selo de Acessibilidade foi instituído pelo Decreto nº 37.648, de 1998, e pode ser entregue a prédios públicos e privados, novos ou já existentes, que possuem total acessibilidade às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. O pedido ou solicitação parte da própria administração, proprietários ou responsáveis pelo local.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Foto: Jose Cordeiro/SPTuris.

    Mais eventos no Anhembi



    04/11/19 | 14:05


    Integração Social 8